Batalha

batalha-faixa

O Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB) é um Museu de todos e para todos. Assenta a sua matriz na nova linha da Museologia e pretende projectar esta região e as suas gentes.

Através das distintas áreas que disponibiliza ao público, o território concelhio é desvendado numa interessante e paradigmática viagem com mais de 250 milhões de anos e que percorre as grandes transformações registadas nos domínios da Geologia e da Paleontologia do Território.

É também possível no MCCB tomar contacto com os primeiros seres humanos que existiram no território que é hoje a Batalha, com referências ao período do Paleolítico e à Dominação Romana. Collippo, localizado em São Sebastião do Freixo, foi um desses bastiões, símbolo do poder romano e habitado por famílias ilustres e poderosas.

A viagem transporta-nos, depois, para a Idade Média e para a Batalha Real ou de Aljubarrota, que marca de forma inequívoca a consolidação de Portugal como país independente e que viria, com a construção do Mosteiro de Santa Maria da Vitória, originar a criação da Batalha enquanto território até se transformar no concelho actual.

Somos convidados, depois, a conhecer algumas das áreas temáticas do Presente e, com elas, as que se relacionam com os aspectos socioculturais e económicos das gentes da Batalha e da região da Estremadura. Neste território – diverso e multifacetado – destaque para as distintas matérias relacionadas com a Biodiversidade em que os elementos fundamentais da Natureza: Ar, Terra, Fogo e Água, assumem particular relevância.

Num Museu que não pretende estar terminado, dada a necessidade constante da busca e de actualização da informação, o visitante é ainda convidado a conhecer os projectos e iniciativas de carácter cultural e recreativo que ocorrem no Município bem como alguns trabalhos de investigação científica em diversas disciplinas do conhecimento. Dispondo de um espaço afecto a exposições temporárias, pretende-se que este Museu seja o ponto convergente de trabalhos profícuos com e para a Comunidade em que está inserido.

Uma última referência ainda às características relacionadas com a área das Acessibilidades. Sendo “O Museu de Todos”, projectou-se um equipamento que garante a apreensão de Conhecimento a todos os cidadãos e que nas diferenças de cada um regista, enaltece e promove um Concelho dinâmico e singular.

Seja Bem–vindo (a) ao Museu da Comunidade Concelhia da Batalha.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s