Cortes

casamuseujsoares

A poucos quilómetros da cidade de Leiria, num edifício situado na freguesia de Cortes, doado pela família Soares à Fundação e por esta completamente recuperado e remodelado, sob a direcção da Arquitecta Daniela Ermano, estão instalados a Casa-Museu da Fundação Mário Soares e o Centro Cultural João Soares.

No edifício da Fundação, em Cortes, foi criada uma biblioteca e existem espaços destinados a exposições temporárias das ofertas recebidas por Mário Soares durante a sua vida pública, como Primeiro-Ministro e depois como Presidente da República. Simultaneamente, foi concebida uma exposição permanente, dotada de meios audiovisuais, que apresenta uma visão sintética do Século XX português. O edifício possui ainda uma sala polivalente que permitirá a realização de pequenas iniciativas culturais.

O espaço circundante da casa foi igualmente arranjado. No seu jardim, da autoria do Arquitecto Gonçalo Ribeiro Teles, estão expostos um painel de azulejos intitulado “O Cristo dos Pescadores”, de Hein Semke, um busto de João Soares, da autoria de Fernando Marques, e o automóvel em que Mário Soares percorreu o país em muitas das campanhas eleitorais que se seguiram a 25 de Abril de 1974.

Cortes é uma povoação estreitamente ligada à vida do pai de Mário Soares, o Professor João Soares, pedagogo eminente, que foi activista político e ministro durante a I República.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s